Aproveitar o sol com segurança

Os portugueses são apaixonados pelo sol, mas, como em quase tudo na vida, é preciso serem cautelosos.

O sol faz bem ao corpo e ao espírito, estimula a síntese da vitamina D e a parte hormonal e melhora a absorção do cálcio. A exposição ao sol pode ser muito saudável, mas, se não houver proteção adequada no verão ou em qualquer época do ano, poderá trazer riscos à sua saúde. A exposição ao sol sem proteção ao longo da vida é a principal causa do cancro da pele.

Cada pessoa reage de forma diferente à temperatura e os seus efeitos na saúde também são diferentes.

Medidas a toma para aproveitar o sol com segurança

  • Nos primeiros dias de praia não ultrapasse os 15 a 20 minutos de exposição ao sol e evite o período mais quente do dia, entre as 11 e as 17 horas. Durante esse período, a radiação solar torna-se muito perigosa, levando ao envelhecimento precoce e aumentando os riscos de desenvolver cancro de pele.
  • Uma regra fácil de lembrar: quando a sombra que projetamos no chão for superior à nossa altura (de preferência o dobro) a radiação já não é tão intensa e podemos expor-nos ao sol.
  • Usar protetor solar acima do fator 30, é um complemento indispensável, mas por si só não chega. Opte pelas três formas naturais de proteção do sol: sombra, vestuário e horário.
  • A partir dos 2-3 anos, as crianças podem estar ao sol por um período restrito, ao início da manhã e final da tarde, mas sempre com protetor solar físico (chapéu e roupa) e um fator 50+.
  • Os bebés até um ano de idade não devem estar expostos ao sol diretamente.
  • Crianças pequenas: se, normalmente, muda de fraldas oito vezes por dia e passa a precisar só de três é porque não lhe está a dar água suficiente. Crianças mais velhas: se estiverem com o chichi amarelo, concentrado e malcheiroso, pode ser sinal de desidratação.
  • As pessoas com mais de 70 anos perdem a perceção de sede, por isso devem reforçar a ingestão de líquidos e resguardar-se nas horas de mais calor.

Siga as orientações acima e aproveite a estação com segurança!

Boas férias!

FONTE: DGS – Direção geral da saúde

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: