O radão é um gás radioativo de origem natural, incolor e inodoro. Provém do decaimento do urânio presente nas rochas e solos, onde através de fissuras e fendas ascende à superfície.
O radão está presente em todo o lado e normalmente as concentrações são baixas no ar exterior devido à diluição e dispersão, mas no interior de edifícios o radão pode acumular-se e as concentrações serem elevadas.
A inalação de radão é a maior fonte de exposição à radiação ionizante da população contribuindo em mais de 40% para a dose efetiva. A exposição prolongada ao radão no interior de edifícios é a segunda causa de cancro do pulmão, depois do tabaco, e a primeira causa em não fumadores.
Devido principalmente à geologia, algumas zonas apresentam concentrações mais elevadas. A zona noroeste de Portugal é a área com maior concentração do gás Radão, zona onde a rocha predominante é o granito, que apresenta na sua constituição urânio.
No mapa de suscetibilidade ao radão, apresentado na figura abaixo, é possível visualizar se a habitação ou local de trabalho se situa numa zona de suscetibilidade e assim tomar as medidas necessárias de acordo com a especificidade do local.
redução da exposição ao radão no interior dos edifícios é feita através de medidas preventivas instaladas na fase de construção de novos edifícios ou através de medidas corretivas, ou de remediação para os edifícios existentes.
MEDIDAS DE REMEDIAÇÃO:
- Melhoria da ventilação natural por baixo do pavimento térreo junto ao terreno;
- Melhoria da ventilação mecânica por baixo do pavimento térreo junto ao terreno;
- Pressurização positiva no interior do edifício;
- Despressurização do terreno sob o pavimento térreo;
- Membranas ou filmes contra o radão sobre pavimentos;
- Membranas e filmes contra o radão em paredes.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO:
- Vedação com aplicação de membranas prefabricadas;
- Despressurização do terreno;
- Ventilação natural.
As concentrações têm variações diurnas, sazonais e também anuais. Para se obter concentrações rigorosas de radão em determinado edifício (casa, local de trabalho) é necessário a realização de testes.
UMA EMPRESA EM PORTUGAL É OBRIGADA A FAZER A AVALIAÇÃO DE RADÃO?
Sim, de acordo com a legislação portuguesa, as empresas são obrigadas a fazer a avaliação de radão. O radão é um gás radioativo natural que pode estar presente em ambientes fechados, como residências e locais de trabalho. A exposição prolongada ao radão pode ser prejudicial à saúde, aumentando o risco de desenvolver cancro de pulmão.
De acordo com o Decreto-Lei nº 108/2009, de 15 de maio, todas as empresas que têm trabalhadores expostos a níveis significativos de radão devem realizar a avaliação de radão, bem como implementar medidas de prevenção e controlo dos seus efeitos.
A realização de avaliação de radão em edifícios e locais de trabalho é geralmente feita por entidades especializadas e certificadas, como empresas de engenharia e consultoria ambiental. Estas entidades são responsáveis pela medição do radão, interpretação dos resultados e recomendação de medidas mitigadoras, caso sejam necessárias.
Portanto, é obrigação das empresas em Portugal realizar a avaliação de radão e garantir a segurança e saúde dos seus trabalhadores.
Prevenir a sua segurança e saúde é crucial!
Bibliografia
Agência Portuguesa do Ambiente (APA). (2022). Mapa de Suscetibilidade ao Radão. Obtido em janeiro 2024: https://apambiente.pt/prevencao-e-gestao-de-riscos/mapa-de-suscetibilidade-ao-radao
Agência Portuguesa do Ambiente (APA). (2022). Prevenção e Remediação. Obtido em janeiro 2024: https://apambiente.pt/prevencao-e-gestao-de-riscos/prevencao-e-remediacao
Agência Portuguesa do Ambiente (APA). (2022). Radão. Obtido de: https://apambiente.pt/prevencao-e-gestao-de-riscos/radao