Acerca do Amianto

Em Portugal ainda há 3406 edifícios públicos com amianto, incluindo escolas e hospitais.
Os dados da Direção-Geral da Saúde indicam que, entre 2014 e 2017, houve 126 mortes associadas à exposição a este material.
As fibras de amianto depositam-se nos pulmões, podendo causar cancro décadas mais tarde.
Fonte: https://sicnoticias.pt/

A segurança e saúde no trabalho diz respeito a todos.

A existência de medidas eficazes na área da saúde e da segurança faz todo o sentido. Quer seja responsável por uma empresa multinacional ou seja proprietário de uma microempresa, um menor número de acidentes de trabalho e de doenças traduz-se diretamente em melhores resultados para a sua empresa. Locais de trabalho sãos e seguros aumentam a motivação e o empenho do pessoal. Além disso, bons resultados em matéria de saúde e segurança são um excelente cartão de visita para a sua empresa, que pode ajudá-lo a atrair novos talentos, clientes e investidores.

#ACTinforma #gestaoSST

Fonte: http://www.act.gov.pt/

Clique aqui para descarregar o guia em formato pdf.

OiRA: a avaliação de riscos simplificada


A OiRA, plataforma interativa em linha de avaliação de riscos criada pela EU-OSHA, foi uma importante realização dos 25 anos de trabalho da Agência de promoção e facilitação de uma cultura efetiva de avaliação e gestão de riscos no local de trabalho.

Esta plataforma de utilização fácil baseada na Internet ajuda as empresas europeias, em particular as micro e pequenas empresas (MPE), a avaliar e gerir os riscos de segurança e saúde no trabalho (SST) numa série de setores e em diversas línguas europeias.

A OiRA tem sido fundamental para a EU-OSHA e os seus parceiros chegarem às MPE, assim como para melhorar a segurança e saúde.

Leia o nosso novo artigo alusivo ao 25.º aniversário sobre o êxito do projeto OiRA

Saiba mais sobre a OiRA e descubra os instrumentos e materiais mais recentes  

Siga  #OiRAtools  nas redes sociais 

Fonte: https://osha.europa.eu/

Queimadura porquê?

A queimadura está entre os acidentes de trabalho mais comuns. Carateriza-se por uma lesão nos tecidos que causa nas vítimas sequelas físicas e psicológicas graves, constituindo, muitas vezes, causa de morte. Os riscos de queimadura são comuns a vários setores de atividade e podem resultar do contacto direto com o fogo, com vapores quentes, com sólidos superaquecidos ou incandescentes, com produtos químicos, radioativos ou com eletricidade. O risco de queimadura resultante de incêndio, pode existir em vários ambientes de trabalho: serviços, comércio, hotelaria e restauração, indústrias, entre outros.

PROTEJA-SE e informe-se em https://bit.ly/2W0oOul.

Fonte: act.gov.pt

Participe na Semana Europeia da Segurança e da Saúde no Trabalho 2019

A EU-OSHA e os seus parceiros voltaram a unir esforços para organizar centenas de eventos e atividades  de sensibilização em toda a Europa, entre 21 e 25 de outubro.

A Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho deste ano continua a apoiar o tema da atual Campanha Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis : gerir as substâncias perigosas no local de trabalho.

Contribua para tornar os locais de trabalho na Europa mais seguros e mais saudáveis através da promoção dos recursos da campanha , da participação num evento perto de si  ou da utilização da nossa ferramenta eletrónica sobre substâncias perigosas .

Leia o nosso comunicado de imprensa

Fonte: https://osha.europa.eu/

Como proteger os trabalhadores vulneráveis das substâncias perigosas?

Alguns grupos de trabalhadores correm mais riscos do que outros quando expostos a substâncias perigosas. Isto pode acontecer porque estes trabalhadores são inexperientes, não informados ou fisicamente mais vulneráveis. Outras razões incluem a mudanças de emprego frequentes, ou o trabalho em setores em que o conhecimento deste problema é baixo, ou uma sensibilidade fisiológica superior ou diferente.

A nova ficha informativa da EU-OSHA sobre os trabalhadores vulneráveis e as substâncias perigosas pode ajudar. Explica as responsabilidades dos empregadores, destaca que grupos de trabalhadores são particularmente vulneráveis, tais como os jovens trabalhadores, os migrantes ou as trabalhadoras grávidas e explica como ter em conta as suas necessidades através de uma avaliação de riscos eficaz e de medidas de prevenção.

Leia a ficha informativa

Visite o sítio Web da campanha «Locais de Trabalho Saudáveis»  

Saiba mais sobre grupos de trabalhadores em risco  

Fonte: https://osha.europa.eu/

Técnica de rolamento com três elementos

Fique a conhecer os princípios essenciais da técnica de rolamento com três elementos, sendo recomendada a leitura do manual de apoio e o seu treino sob supervisão de profissionais qualificados. Lembre-se que a sua aplicação prática pressupõe sempre a abordagem clínica da vítima e que pode ser condicionada por inúmeros fatores. 🚨 hashtag #Saúdehashtag #SNShashtag #GestosQueSalvam INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica https://bit.ly/353fVo9

Fonte: Serviço Nacional de Saúde / INEM / Escola Nacional de Bombeiros

X Congresso Fundação Portuguesa do Pulmão

Inscrição gratuíta

Tenho o gosto de comunicar a realização, no próximo dia 4 de outubro,
do 10º Congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), a
ocorrer no Tryp Hotel de Leça da Palmeira, a que tenho a honra de
presidir.
A organização científica da reunião está a cargo da FPP.
Nesta Sociedade, em que ainda não aprendemos a viver com a nossa
saúde, a necessidade de alertar para os riscos da patologia respiratória é
o nosso principal objetivo, sendo necessária a discussão de temas
relacionados com prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças
respiratórias.
A reunião é dirigida a todos os que se interessam ou se relacionam com
esta patologia incluindo profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e
sociedade civil.
Aqui fica o meu convite para a participação neste evento de discussão e
partilha de conhecimento.
Obrigado,
Luís Rocha

Descarregue o pdf com a informação completa sobre o programa aqui.