PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES COM EMPILHADORES

Empilhador

O empilhador é a máquina (veículo) de trabalho mais utilizada em armazém em tarefas que envolvem movimentação mecânica de cargas. Mas para a Segurança do Trabalho, a sua utilização do requer medidas preventivas para evitar situações perigosas e consequentes acidentes.

Tecnicamente, um empilhador é capaz de levantar, baixar e transportar cargas que são consideradas pesadas evitando que sejam movimentadas por um trabalhador.

No que concerne às atividades de logística e à movimentação de mercadorias, por ano ocorrem mais de 50 mil acidentes em todo o mundo. Embora este número tenha sido reduzido nos últimos anos, há ainda muito trabalho a ser feito em termos de segurança preventiva. Os erros que podem ser encontrados nestas áreas logísticas são comuns nas várias aplicações. No entanto, em muitos casos, estes acidentes podem ser evitados de forma fácil e simples.

Uma má prática pode resultar em grandes custos para a empresa, não só económicos, mas também custos humanos.

Por outro lado, deve ser tido em conta que, após um acidente, a taxa de produção sofre uma queda à medida que os colaboradores perdem a confiança na empresa.

Isto pode voltar a acontecer, mas é necessário tomar medidas preventivas para o evitar, é necessário analisar o que falhou para não se tornar a repetir novamente.

PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES COM EMPILHADOR

  • Falta de manutenção do equipamento;
  • Erro mecânico na utilização (por fraca ou inexistente manutenção);
  • Condução inadequada (por vezes associada ao excesso de confiança do condutor);
  • Distração do manobrador;
  • Mau acondicionamento da carga ou mesmo carga em excesso sob os garfos;
  • Inexistência de utilização de EPI’s (equipamento de proteção individual) por parte do condutor;
  • Falta de corredores de segurança – zonas de circulação;
  • Pavimentos irregulares e lay-out das instalações inadequado;
  • Condutores SEM FORMAÇÃO ESPECÍFICA.

CARTA DE MANOBRADOR DE EMPILHADOR

Manobrador de empilhador

A legislação relativa às prescrições mínimas de segurança e de saúde para a utilização pelos trabalhadores de equipamentos de trabalho, Decreto-Lei n.º 50/2005 de 25 de fevereiro refere no número 1 do artigo 32.º:

“Os equipamentos de trabalho automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados.”

A formação referida pode ser promovida pelo empregador, por entidade formadora certificada para o efeito ou por estabelecimento de ensino reconhecido pelo ministério competente e dá lugar a emissão de certificado e registo na caderneta individual de competências nos termos do regime jurídico do sistema nacional de qualificações – Plataforma Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO). A formação deve ser assegurada por formador devidamente habilitado.


A Medilogics tem à sua disposição esta formação certificada com formadores habilitados!

Aceda ao nosso site: https://formacao.medilogics.pt/

A melhor forma de evitar os acidentes de trabalho com empilhadores é garantir a manutenção e ter condutores especializados!

Prevenir a sua segurança e saúde é crucial!

Fonte: ACT

Deixe um comentário

%d bloggers like this: