Equipamentos de Proteção Individual

Equipamento de proteção individual (EPI) é qualquer meio ou dispositivo destinado a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos. O uso deste tipo de equipamentos só deverá ser contemplado quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade.

É função do empregador disponibilizar os EPI necessários para a execução do trabalho, tendo os serviços de segurança do trabalho um papel vital, e legal, de supervisão na seleção e dimensão dos EPI.

Os diferentes tipos de EPI a selecionar devem ter em linha de conta as funções ou tarefas realizadas pelos trabalhadores, os níveis de risco presentes na organização, devem ser dimensionados em função da sua categoria, classe de risco e dados antropométricos dos trabalhadores.

Toda e qualquer organização que adquira EPI, só o deve fazer se a marcação CE estiver presente e consequente informação técnica adequada fornecida pelo fabricante. 

Por fim cada organização deve possuir procedimentos internos de planeamento, gestão e registo de distribuição dos EPI aos seus trabalhadores.

Disponibilizamos aqui um Registo de distribuição de EPI´s


Quais os riscos de não utilizar EPI´s?

Em primeiro lugar, o principal risco da não utilização de EPI´s é a abertura que se dá aos acidentes de trabalho.

Além disso, diversas empresas possuem riscos que agravam a saúde dos colaboradores gradativamente.

É o caso de empresas onde há muito ruído (que pode levar à surdez) ou agentes químicos (que podem causar problemas respiratórios e várias outras doenças).

Somente a utilização de EPIs pode minimizar o risco de o colaborador desenvolver uma doença em decorrência do trabalho.

Por isso, entender o que é EPI e quais os riscos de não os utilizar é primordial para todo gestor.

Então, quais as vantagens de utilizar EPIs?

Além da empresa se tornar mais segura com a utilização de EPIs, ela também está a cumprir a legislação.

O ambiente de trabalho se torna mais saudável para todos os envolvidos, e o número de acidentes diminui drasticamente.

Por fim, a qualidade de vida melhora de forma geral, trazendo bem-estar, saúde e segurança a todos os setores da empresa.


Referências Bibliográficas

Associação Portuguesa de Segurança (APSEI)

Lei Nº 102/2009 – Regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho

Portaria Nº 988/93 – Estabelece as prescrições mínimas de segurança e saúde dos trabalhadores na utilização de equipamento de proteção individual

Deixe um comentário

%d bloggers like this: