SEGURANÇA ALIMENTAR E OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é uma iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, que define prioridades e aspirações globais para o ano de 2030 em áreas que afetam a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Adotada por todos os países – desenvolvidos e em desenvolvimento – dos Estados-Membros, a Agenda 2030 procura mobilizar esforços em torno de um conjunto de objetivos e metas comuns. São 17 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que integram a Agenda 2030 e englobam estratégias para melhorar a saúde e a educação, reduzir a desigualdade, estimular o crescimento económico, combater as alterações climáticas e preservar os ecossistemas.

Os ODS foram desenvolvidos a partir dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), uma iniciativa desenvolvida entre 2000 e 2015, que alcançou um grande sucesso a nível global. Atualmente, o objetivo é chegar ainda mais longe e desencadear novas parcerias para atingir coletivamente os 17 ODS até 2030.

A Segurança Alimentar – no seu sentido mais amplo, que integra a higiene e salubridade dos alimentos (Food Safety) e o acesso suficiente a alimentos nutritivos, seguros e saudáveis (Food Security) – é um dos principais fatores que influenciam a saúde pública e consequentemente, a qualidade de vida da população, tento um papel crucial nas ações coletivas da Agenda 2030.

Nesta perspetiva, a Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu a Estratégia Global para a Segurança Alimentar 2022-2030, uma estratégia destinada a aumentar os níveis de Segurança Alimentar a nível global, apoiando os Estados-Membros nos seus esforços para que esta seja parte integrante nas suas políticas de saúde, agricultura, comércio, ambiente e desenvolvimento.

A Estratégia Global para a Segurança Alimentar 2022-2030 convida todos os países dos Estados-Membros a considerarem “Uma Só Saúde”, isto permitirá detetar e prevenir doenças existentes e emergentes ligadas ao Homem, aos animais e ao ambiente, mitigando assim as questões de saúde pública relacionadas com a alimentação que resultam destas interações.

Sem dúvida, a Segurança Alimentar é um fator fundamental para alcançar os ODS, e está especialmente relacionada com:

ODS 1 – Erradicar a pobreza: As doenças de origem alimentar são uma das principais causas de doença agudas ou crónicas nas populações mais carenciadas podendo, em casos extremos, levar à morte.
ODS 2 – Acabar com a fome: Uma fraca alimentação, reduz a absorção de nutrientes, principalmente em grupos vulneráveis, estando fortemente associada à desnutrição. A presença de perigos alimentares pode levar à escassez de alimentos.
ODS3 – Vida Saudável: As doenças de origem alimentar têm um impacto negativo nas populações mais vulneráreis, sendo que, muitas destas doenças são causadas pelo consumo de alimentos inseguros.
 ODS 12 – Produção e consumo sustentáveis – Reforçar a capacidade regulamentar, científica e tecnológica de cada país pode assegurar padrões sustentáveis de produção e consumo de alimentos cada vez melhores.

Além destes, de acordo com a Estratégia Global da OMS, a Segurança Alimentar está também diretamente interligada ao ODS 6 – Água e Saneamento, ODS 8 – Trabalho digno e crescimento económico e ao ODS 17 – Parcerias para o desenvolvimento.

Este protejo delineia os passos iniciais para as ações que devem ser adotadas a nível de Sistemas de Segurança Alimentar para melhorar a qualidade e disponibilidade dos alimentos, garantindo um futuro próspero para Todos.

Se estiver interessado em implementar um Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar e, desta forma, contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nós podemos ajudar!

Entre em contacto com a nossa empresa através do nosso site www.biocheck.pt.


Referências:

BCSD Portugal. (s.d.). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Consultado em https://ods.pt/ods/

Feed the Future. (2021). The Integral Role of Food Safety in Strengthening Food Systems. The U.S. Government’s Global hunger & food security initiative.

Grace, D. (2017). Food safety and the sustainable development goals.

WHO. (2022). WHO global strategy for food safety 2022–2030: towards stronger food safety systems and global cooperation. Executive summary

Deixe um comentário

%d bloggers like this: