Saúde Ocupacional: vantagens na organização dos serviços de Segurança e Saúde do Trabalho

Os dados relativos ao número de acidentes de trabalho e doenças profissionais evidenciados nos últimos anos, revelam que é indispensável que as empresas identifiquem e avaliem os riscos existentes no local de trabalho, visando a adoção de medidas de prevenção, que garantam que o trabalho é realizado da forma mais adequada, segura e aceitável à luz dos atuais conhecimentos, e que atestem que as medidas instituídas evitam, efetivamente, os efeitos adversos na saúde dos trabalhadores.

Existe ainda um longo caminho a percorrer para reverter a tendência global do aumento dos níveis de exposição profissional.

Embora o trabalho esteja a sofrer profundas alterações, devido ao efeito transformador da globalização, das novas tecnologias, da inteligência artificial, das alterações demográficas, das formas “atípicas de emprego”, das alterações climáticas e da transição para uma economia verde, estas e outras alterações não podem ser justificação para a inexistência do decréscimo da morbi-mortalidade associada ao trabalho.

Pelo contrário, estas alterações deverão ser vistas como uma força e um excelente enquadramento para a melhoria das condições de trabalho que garantam a saúde e segurança dos trabalhadores.

De acordo com a legislação em vigor, é um direito do trabalhador prestar o trabalho em condições de higiene, segurança e saúde.

Estas condições deverão possibilitar que os trabalhadores alcancem elevados níveis de conforto e bem-estar físico, melhoria da saúde individual e o reforço de práticas e estilos de vida saudáveis.

É desta forma extremamente importante que as empresas procurarem assegurar ambientes de trabalho saudáveis.

Para o efeito é indispensável que a empresa organize e assegure o adequado funcionamento dos serviços de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) para todos os trabalhadores, ao abrigo do estabelecido na Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro, na sua atual redação.

As 5 principais vantagens de implementar a segurança na sua empresa:

1. Ultrapassa a mera obrigação legal, pois é indispensável à boa gestão empresarial;

2. É um investimento no presente e para o futuro, vital e lucrativo para qualquer empresa;

3. Fomenta a produtividade e a qualidade e é uma vantagem competitiva;

4. É um importante contributo para a responsabilidade social e para a sustentabilidade da sua empresa;

5. É um excelente cartão de visita e valoriza a imagem da sua empresa.

A Medilogics, S.A. é uma solução para as questões relativas à implementação destes requisitos legais na sua empresa.

Não hesite a entrar em contacto connosco.

Adaptado: https://www.dgs.pt/saude-ocupacional/documentos-so/documento-vantagens-so-pdf.aspx

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: