Auditorias no âmbito da segurança alimentar

De acordo com as normas publicadas pela ISO (International Standard Organization), uma auditoria é um processo sistemático, independente e documentado para obter evidências e respetiva avaliação objetiva de todos os processos, atividades, operações e procedimentos de uma empresa, para determinar em que medida são cumpridos os requisitos legais e normativos.

Na prática, as auditorias podem ser internas ou externas, podendo ser de diferentes tipologias, isto é, auditorias de 1ª, 2ª ou 3ª parte.

No primeiro caso, numa auditoria interna ou auditoria de primeira parte, é a própria empresa que promove a auditoria. Em contexto legal, as auditorias internas aos sistemas de Segurança Alimentar permitem avaliar, pela própria empresa ou por parte das autoridades reguladoras, o cumprimento dos requisitos legais, nomeadamente, o nível de implementação dos procedimentos baseados nos princípios HACCP, através da verificação do programa de pré-requisitos, de documentação relevante, entre outras atividades alinhadas com as normas de Legislação Alimentar. No âmbito dos Sistemas de Gestão, este tipo de auditorias possibilita à empresa autoavaliar-se em relação a um determinado referencial e preparar-se para auditorias externas.

Em ambos os casos, as auditorias podem ser conduzidas por auditores da própria empresa ou por uma equipa externa, como a BIOCHECK, contratada para o efeito. Quando a auditoria é efetuada por uma equipa externa, esta realiza numa primeira instância, uma auditoria de diagnóstico, que consiste na verificação da situação inicial da empresa relativamente ao cumprimento dos requisitos exigidos e fornece informações sobre qual o ponto de partida e quais as adequações necessárias para a correta implementação do Sistema HACCP e/ou de um Sistema de Gestão.

As auditorias externas são normalmente realizadas por uma entidade externa à empresa e podem ser de 2ª ou de 3ª parte. As auditorias externas de 2ª parte são promovidas por uma organização, com interesse noutra, ou seja, normalmente, são auditorias realizadas pelos clientes aos seus fornecedores, com o propósito de comprovar o cumprimento de requisitos exigidos, incluindo requisitos contratuais. Estas auditorias são de extrema importância, pois podem ser parte essencial da avaliação e qualificação de fornecedores.

As auditorias externas de 3ª parte são auditorias que permitem a uma empresa obter a certificação em relação a um determinado referencial e são realizadas por uma entidade certificadora independente. Nestas auditorias, a empresa poderá ser certificada em relação a uma determinada norma, sendo emitido um certificado. Os certificados emitidos têm um prazo para serem renovados, sendo necessário à empresa, realizar uma auditoria de renovação, se pretender manter a(s) certificação(ões). Durante o período de certificação são realizadas auditorias de acompanhamento, que podem ser anunciadas ou não, com o objetivo de confirmar se a empresa certificada continua a cumprir os requisitos estabelecidos na norma de referência.

No decorrer de uma auditoria, o auditor preenche uma lista de verificação, também designada como “CHECK-LIST”, elaborada à priori, que contempla todos os critérios que devem ser verificados ao longo da mesma. Para além disso, podem ser realizadas outro tipo de atividades, entre elas, uma reunião com o auditado, a compreensão dos processos e dos sistemas da empresa, a consulta de documentação e a realização de testes de controlo.

No final da auditoria, deverá ser emitido um relatório com a descrição das (principais) constatações, sejam elas não conformidades, observações e/ou oportunidades de melhoria. Todas as informações pertinentes, devem ser consideradas no Plano de Melhoria definido pela empresa, à posteriori.

Independentemente da tipologia, uma auditoria constitui uma ferramenta essencial para a avaliação e melhoria do desempenho de uma empresa.

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