DIA MUNDIAL DA QUALIDADE – 14 de novembro

 

A campanha global deste ano, cujo tema é “Qualidade: da conformidade ao desempenho”, sensibiliza para a gestão da qualidade, o que pode conduzir as organizações ao excelente desempenho.

Num mundo cada vez mais interligado e em constante mudança, gerir riscos dinâmicos e manter a resiliência operacional é crucial, mas não é suficiente, para as empresas se manterem competitivas no mercado. Para permanecerem relevantes e prosperarem, as mesmas devem apostar na inovação e adaptar os seus modelos de negócio, produtos e serviços em função de uma cultura de qualidade que incentive a mudança.

Muitas organizações enfrentam desafios significativos, incluindo falta de competências e vulnerabilidades nas cadeias de abastecimento globais. O ritmo da digitalização está a acelerar e a sociedade espera que estas priorizem as questões climáticas e sociais. Com isto, as expetativas dos clientes estão a mudar e a aumentar, e as empresas devem trabalhar para fornecer inovação sustentável em tempo útil ao mesmo tempo que reduzem os riscos de falha. Promover uma boa gestão e a melhoria operacional pode ajudar a inovar e a agir com segurança e confiança.

Além de acrescentarem valor para os seus clientes e consumidores, as organizações devem, também, fornecer produtos, serviços e processos sustentáveis, considerando os três pilares – ambiental, social e económico. Com isto em mente, devem considerar como é que os princípios e os métodos de gestão da qualidade permitem responder atempadamente, criando uma cultura de conformidade através de uma cultura de aprendizagem e melhoria.

A qualidade pode ser associada a ferramentas, processos, controlos e avaliações. Contudo, estas metodologias apenas são eficazes se houver uma boa cultura de qualidade. Acrescentar valor para os clientes é um trabalho de equipa e está no centro da gestão da qualidade. O valor de desenvolver uma ampla capacidade organizacional para oferecer uma excelente qualidade. Os princípios e os métodos da qualidade não só asseguram a conformidade como também promovem a inovação e a agilidade. Ao cultivar uma cultura de aprendizagem e melhoria contínua, as empresas podem adaptar-se à mudança de forma mais eficaz e impulsionar um desempenho de excelência.

Quer ir além dos requisitos legais? Aproveite a gestão da qualidade para melhorar o seu desempenho geral, aumentar a confiança das partes interessadas e facilitar a entrada em novos mercados.

Entre em contacto com a Biocheck para saber como podemos apoiar o seu negócio!

Referências:

CQI & IRCA. World Quality Week – November 2024. https://www.quality.org/WQW24 (consultado em 13 de novembro de 2025).

 

Deixe um comentário

%d bloggers like this: