Outubro é um mês relevante para a segurança digital em toda a Europa. Conhecido como o Mês Europeu da Cibersegurança (ECSM), o mês de outubro é especialmente dedicado a aumentar a consciencialização sobre a importância da cibersegurança e promover boas práticas para proteger as nossas redes e dados e informação digital.
O ECSM é uma campanha anual organizada pela Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) e pela Comissão Europeia.
Num mundo cada vez mais digital, a segurança das redes e da informação digital é crucial. As ciberameaças, como o phishing, ransomware e ataques de engenharia social, estão em constante evolução e proteger as nossas redes significa proteger a nossa privacidade, dados pessoais e a integridade das nossas operações diárias.
Boas Práticas de Cibersegurança
- Educação e Consciencialização: Promover a formação contínua sobre cibersegurança para todos os utilizadores é altamente eficaz. A maioria dos ataques bem sucedidos passa por técnicas de engenharia social, normalmente com o objetivo de obter informação relevante diretamente do utilizador.
- Atualizações Regulares: Manter sistemas e software atualizados é fundamental para corrigir vulnerabilidades que muitas das vezes são as portas de entrada para um hacker criminoso.
- Autenticação Forte: Utilizar autenticação multifator (MFA) proporciona uma camada extra de segurança e pode ser um fator chave na mitigação de um ciberataque.
- Backups Frequentes: Realizar cópias de segurança regulares para minimizar o impacto de possíveis ataques.
- Monitorização Constante: Implementar ferramentas de monitorização de um fabricante europeu ou de um país pertencente a Aliança Atlântica (NATO), para detetar atividades suspeitas em tempo real.
Durante o mês de outubro, são várias as iniciativas e os eventos organizados por toda a Europa cuja finalidade é a promoção da cibersegurança e sob vários formatos (workshops, webinars, campanhas de sensibilização).
A segurança no ambiente digital é uma responsabilidade de todos. Ao adotar boas práticas e manter-se informado sobre as ciberameaças, podemos contribuir para um ambiente digital mais seguro e resiliente. Aproveite o Mês Europeu da Cibersegurança para reforçar a segurança das suas redes e proteger os seus dados.
Gonçalo Leite, Técnico Especialista em Cibersegurança