Campanha de Vacinação contra Gripe e Covid-19 no Outono e Inverno 2022

As vacinas contra a COVID-19 protegeram substancialmente contra a hospitalização e a morte.

Os estudos realizados mostraram que a vacina de reforço contra a COVID-19 ainda continua a dar uma proteção significativa contra versões mais recentes da Ómicron.

A campanha de vacinação que vai iniciar em setembro prevê a administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e a COVID-19, uma em cada braço.

Os residentes em lares e na rede de cuidados continuados integrados, os mais de 65 anos ou mais de 18 anos com doenças graves; como a insuficiência cardíaca, doença respiratória, doença neuromuscular ou insuficiência renal e os profissionais de saúde, são os grupos elegíveis para estas vacinas. Para a vacina da gripe estão ainda elegíveis as grávidas e as crianças com patologia crónica.

O objetivo é que até ao final do ano todas as pessoas vulneráveis possam estar vacinadas e independentemente do número de doses que já tenham tomado.

Está previsto o seu início a 5 de setembro e, na lógica da proteção dos mais vulneráveis, começarão com a vacinação nos lares, na rede de cuidados continuados e em pessoas com 80 ou mais anos.

Nas semanas seguintes de setembro, começarão a ser vacinadas as pessoas com 70 ou mais anos e, seguindo-se, as pessoas com mais de 65 anos.

Fontes: https://www.portugal.gov.pt

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: